<Good_things_happen/> Welcome to Conference

Copyright @ Select-themes

Redes sociais

Image Alt
<Vozes dos painéis/>

Painelistas

14h-16h BRT

Painel 1 - 09 Ago

Realidades e Retratos da Divisão Digital

É preciso, antes de tudo, trabalhar o nosso olhar empático e entender as diferentes exclusões existente: Periferias e Favelas, Escolas Offline, Áreas Rurais, Comunidades Ribeirinhas, Povos Tradicionais / Indígenas / Ciganos / Quilombolas, Refugiados, Populações Privadas de Liberdade.

Professor Associado no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, Portugal, com foco em Ambientes Virtuais de Aprendizagem atuando com formação de cidadãos reclusos e privados de liberdade do sistema prisional português.

Fazendo magistério indígena através do Projeto Pirayawara, atua como professora indígena em duas escolas nas comunidades Renascer e Mirituba, no Novo Airão. Ganhou edital da ong Nossas, edital Periferia que faz, onde promoveu acesso e ensinou estudantes, e a própria comunidade a utilizar computadores.

Ativista social e Fundadora e diretora executiva do Jornal Comunitário Fala Roça levando comunicação digital e impressa para mais de 400 mil moradores da Favela da Rocinha onde nasceu.

Doutora (PhD) em Antropologia do Consumo, TEDx Speaker com o tema Consumo Colaborativo nas favelas, Autora do Livro Consumo Popular, colunista das Revistas Varejo S.A., Mensch e Consumidor Moderno, e uma ponte entre o universo acadêmico e o mercado.

Empreendedora Social e Co-Fundadora do Refúgio 343 promovendo a reinserção sócio econômica de refugiados no Brasil. Também colaborando com a curadoria do evento.

10h-12h BRT

Painel 2 - 10 Ago

Captação de Recursos e Modelos de Negócios para a Inclusão

Acesso é uma das primeiras barreiras para inclusão digital. Nesse painel buscamos o olhar para caminhos atualmente utilizados: Doações e Ações Humanitárias / Filantrópicas, Micro-crédito, Financiamento, Negócios Sociais, Fundos, investimentos públicos e parcerias público-privadas.

Diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Professor e coordenador do Fundo de Bolsas da FECAP e do Alumni Alvaristas, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Conselheiro da Fundação Amor Horizontal, da Kibô-no-Iê e do Conselho Regional de Administração de São Paulo.

COO Microsoft Participações e Idealizador da iniciativa Women Entrepreneurship (WE) Ventures que, junto com Sebrare Nacional, têm como objetivo o fomento à educação e ao empreendedorismo feminino no Brasil.

Co-fundadora da Volunteer Vacations (VV), especialista em Impacto Social e professora da pós graduação em direitos humanos.

Atua há 19 anos com projetos de geração de renda, em especial para mulheres em situação de vulnerabilidade social e qualificação profissional de jovens periféricos. Atualmente é Líder da Fund. 1 Bi, e co- responsável pelo projeto POTENCIALIZE, que busca aumentar o impacto de organizações sociais junto a captações de recursos.

A loja TECÊ se adaptou ao modelo de negócio digital durante a pandemia enquanto e-commerce de biojoias das artesãs da Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia - AGIR. As jóias produzidas por mulheres de 8 terras indígenas estão disponibilizadas no Marketplace de Artes Indígenas TUCUM.

Presidente do G10 Favelas, bloco de líderes e empreendedores de impacto social das favelas com mais de 12 ações de impacto em andamento, entre elas o G10 Bank, banco de microcrédito que busca impulsionar a economia local e os empreendedores locais nas comunidades.

14h-16h BRT

Painel 3 - 11 Ago

Infraestrutura, Acesso à Dispositivos (Hardwares) & Economia Circular

Smartphones, Computadores, USBs, Redes Locais, Voucher de Internet, Antenas, Painéis Solares, Lixo Eletrônico. São inúmeros os aparatos tecnológicos que propiciam o primeiro nível da inclusão, o acesso à tecnologia, mas como eles interagem com as diferentes realidades?

Integra o Rhizomatica, onde atualmente desenvolve sistemas de telecomunicações alternativos para comunidades na Amazônia. Recentemente o Rhizomatica lançou o Kurupira 1 - um transceptor de rádio digital que opera em HF e provê comunicação digital para comunidades isoladas na Amazônia.

Fundador e presidente do Instituto Descarte Correto, com foco em negócio de impacto socioambiental, economia circular, programas de inclusão digital e e-commerce de computadores refabricados na Amazônia. Fellow Ashoka desde 2014.

Professora Associada da Escola Politécnica da USP, Vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP, e integrante da equipe da Caninos Loucos Education, desenvolvedora do computador Labrador, de placa única, também utilizado em projeto de economia circular, um projeto de pesquisa para transformação digital posicionando Brasil como protagonista.

Presidente da Comunidade Door, responsável pelas operações do inFavela Diretor Executivo do grupo Favela Holding, conjunto de empresas que tem como objetivo central o desenvolvimento de favelas e de seus moradores com destaque ao projeto de Instalação de Antenas em Ambientes de Favela para promover inclusão.

Responsável pelo marketing e vendas da FilipeFlop,, instituição comercial que busca a transformação social por meio do movimento maker, estimulando o acesso a tecnologias abertas e compartilhamento gratuito de conteúdos de eletrônica e impressão 3D. ​Como seus Kits Maker Arduino e Raspberry Pi, com foco em ensino básico de eletrônica e programação. Além de conteúdo gratuito e abe

14h-16h BRT

Painel 4 - 12 Ago

Conectividade, Segurança & Privacidade e Democratização Digital

É necessário não apenas democratizar o acesso a informação, ferramentas, e oportunidades. É necessário conectar os indivíduos e auxiliar na construção da sua cidadania digital. Porém, nós ozes inclusivas, também temos uma responsabilidade muito grande em nossas mãos, a de não apenas incluir mas também proteger.

Elaborador do Marco Civil da Internet, acesso a internet como direito a cidadania, Presidente do INPD, Autor Coleção Cultura Digital. Também colaborando com a curadoria do evento.

Diretora Executiva no Instituto Alana, Advogada, Especialista e Pesquisadora em Proteção de Dados Pessoais e Direitos da Criança.

Diretor da IBM para a América Latina e co-fundador do Movimento Brasil País Digital, que há cinco anos mobiliza governos e a sociedade para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual.

Vice presidente nacional da Cufa – Central Única das Favelas aqui na Paraíba, formada em jornalismo pela UFPB, atua na área social desde 1998, e está construindo sua vida marcada pela defesa dos direitos da população das favelas e na luta pela garantia de direitos sociais.

CEO da data_labe, um laboratório de jornalismo de dados no RJ, administrado por jovens moradores de favelas que trabalham pesquisando, analisando e visualizando dados sobre gênero, raça, educação, território e direitos digitais. É bacharel em Comunicação Social, mestre em Cultura e Territorialidades e Doutorando em Estudos Urbanos.

14h-16h BRT

Painel 5 - 16 Ago

Caminhos de Aprendizagem, Ferramentas e Metodologias Educativas

São inúmeras as ferramentas educativas hoje utilizadas dando suporte para inclusão digital. Mas é preciso trazer visibilidade para ferramentas que funcionam de forma assíncrona, offline, assim como as que estão na rede. E como elas interagem com os diferentes públicos.

Fundador e Presidente do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, promovido por entidades e pelo Governo Português, trabalhando a inclusão digital para adulto e também Presidente da ACEPI que trabalha para acelerar a economia digital em Portugal.

Responsável pelo desenvolvimento de projetos de impacto social na Fundação 1Bi, em especial AprendiZap, que utiliza o Whatsapp para o desenvolvimento de 210 mil jovens e 26 mil professores da educação pública, compartilhando mais de 1400 aulas / conteúdos de forma gratuita.

Coordenadora do SEDUC-SP, Colunista, Integrante da comissão de Direitos Humanos de SP, Embaixadora Professora do Instituto Ayrton Senna, vencedora dos prêmios Professores do Brasil 2018 e Desafio de Aprendizagem Criativa do MIT 2019, Top 10 Professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize 2019 (Nobel da Educação).

Diretora Executiva da Educando by Worldfund, que busca transformar a educação dos jovens na América Latina por meio de treinamentos de alta qualidade e apoio contínuo a professores e diretores de escolas públicas.

Head de produtos do  Centro de Inovação para a Educação Brasileira - CIEB, Doutora e Mestra em Educação pela USP, Psicopedagoga pela Unicamp e Pedagoga pela PUC-SP. Foi Diretora de Formação do MEC, participou do Conselho Superior da Capes, responsável pela Base Nacional de Formação de Professores. Foi presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Mãe Down, Pós-doutoranda do ICMS/USP, Professora da UFRPE, Sócia-fundadora da empresa E-inclusão – Tecnologia e Educação Inclusiva, Coordenadora do projeto Inclusão Digital da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Serra Talhada, que oferece aulas de informática e robótica educacional às pessoas com deficiência intelectual.

14h-16h BRT

Painel 6 - 17 Ago

Conteúdo Localizado, Educacional, Prático e Cotidiano

Não existe solução única e que atenda as necessidades de todas as populações divididas. É necessário atuar em cima das diferenças , e respeitá-las. A inclusão digital demanda um olhar cuidadoso sobre a valorização das diferentes identidades e culturas. E o conteúdo inclusivo, que empodera, que instrui, que transforma, é um dos pilares dessa representatividade.

Fundador do portal SoNoticiaBoa com foco em jornalismo positivo. Suas mais de 17mil matérias positivas conscientizam através do amor e da inclusão. Seus conteúdos também estão sendo utilizados em escolas para alfabetização de crianças com informações positivas.

Gerente de negócios na Hand Talk, que traduz virtualmente texto e voz para a Língua Brasileira de Sinais.

Coordenadora do Geração Crescer, projeto desenvolvido pelo Instituto Crescer e que tem como intuito promover inclusão e diversidade através da qualificação profissional e empregabilidade.

Membro na Rede Ensina Brasil e Professor na Rede Estadual de Educação do Maranhão. Mestrando PEPI-UFRJ. Pós-Graduando em Negócios Internacionais. Bacharel em Relações Internacionais. Pesquisador voluntário.

Co-fundador e CEO da Árvore , a maior plataforma de leitura digital para educação básica do Brasil. Hoje, a Árvore já impactou mais de 1,8 milhão de estudantes em todo país nas redes pública e privada. Formado em administração pelo IBMEC e pela Waikato University, com MBA em Empreendedorismo pela FGV, João acumula mais de 13 anos de experiência no mercado editorial e na área de Educa

14h-16h BRT

Painel 7 - 18 Ago

Carreiras digitais, Empregabilidade e Empreendedorismo Social

As populações divididas não veem a tecnologia apenas como algo legal, divertido, moderno. Elas veem como uma possibilidade de mudança de vida, de crescimento, de reconhecimento, de sustento. Em um ambiente tão desigual a cidadania digital pode trazer o equilíbrio a uma oportunidade mais justa. Ela redefine e ressignifica os caminhos para vozes tão potentes mas que antes estavam caladas.

Embaixadora do Movimento Women in tech e responsável pelo Jogo das Profissões Para a Igualdade, que consiste num portal online do Estado Português para a Cidadania e a Igualdade, para promover igualdade de género.

Fundou a Startup Recrutei. Também faz parte do time da Alpha Edtech, Startup social de formação acelerada de desenvolvedores para mobilidade social e inclusão no mercado de trabalho nas principais empresas de Tecnologia do Brasil.

Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung com atuação no Brasil de programas globais como Solve for Tomorrow e o Samsung Innovation Campus.

Empreendedora Social e Tecnológica em Série há 11 anos. Fundadora do Vai na Web.

Presidente do Instituto Guetto.

Coordenador Nacional do Programa Upskill. Este programa associa em Portugal, o poder público e a iniciativa privada, promovendo ações de formação para requalificação de profissionais para trabalhar no setor das tecnologias de informação e Comunicação (TIC). Da sua direção fazem parte a Associação Empresarial APDC, o Instituto publico de emprego (IEFP), e a academia, através do con

14h-16h BRT

Painel 8 - 19 Ago

Pensamento Computacional e Ensino de Programação

Precisamos ver a tecnologia como algo que podemos transformar, não apenas algo estático que nos transforma. Não adianta ser um nativo digital sem adquirir também uma capacidade analitica. Saber como o software funciona prepara você para o futuro. Alfabetização e fluência digital farão a humanidade parecer diferente. Além disso, se você sabe programar, não importa quem você é, onde você está, é muito provável que você consiga um emprego.

Vice Presidente de Parcerias na ENSICO, Associação Portuguesa para o Ensino da Computação que defende o ensino da disciplina de ciências da computação enquanto corpo de conhecimento, no currículo pedagógico português, dos 6 aos 18 anos, propondo um programa e metas curriculares que promovam a literacia e ética digital assente no domínio das Ciências da Computação.

Agente de transformação social, fundador e CEO do EducaTRANSforma, maior agente nacional de capacitação gratuita e de consultoria em empregabilidade para pessoas transgênero em tecnologia e inovação.

Morador da Rocinha desde que nasceu, trabalhou como assistente de atendimento no Bob's até redefinir seu caminho buscando desenvolver o seu potencial ao adquirir novas habilidades e aprender a programar na Plataforma Impact. Atualmente cursa Ciência da Computação na UNICARIOCA, e atua como professor na Impact onde retorna seus conhecimentos para sua comunidade.

CEO Ions & Hacking.Rio, o maior Hackathon da América Latina, é um movimento de impacto social e educacional.

Fundador da Educ360º, Edutech do setor 2.5 que oferece educação e treinamento para jovens com lógica, programação, game designer, realidade virtual, realidade aumentada. Atualmente auxiliam a Ocupação Mauá em SP, onde montaram laboratórios e atendem cerca de 80 jovens por dia.

Idealizadora do Summit

Fundadora e CEO da Mastertech, Presidente da SOMAS, Ativista Tech, Professora e criadora do portal “Mulheres na Computação”.